quarta-feira, 12 de junho de 2013

Aconteceu em maio de 2013




Dia 10 de maio, a equipe de contratados e contratadas, juntamente com a equipe de seleção e contratação da RECID-ACRE, esteve reunida para pensar e encaminhar programação e planejamento da RECID – ACRE, para o inicio de convenio  2013- 2014. Ainda neste dia nos reunimos com parceiros e parceiras da RECID, ligados ao estado, para que se possa fortalecer a parceria junto ao governo do estado. Um dos parceiros foi Cazuza, representante do Conselho de Segurança alimentar (CONSEA), reafirmou a parceria, e no período da tarde fomos recebidos e recebidas por Antônio Torres, secretário do  Estado e Desenvolvimento Social, onde confirmou parceria e afirmou que a secretaria do desenvolvimento esta a disposição na medida do possível. Dando sequencia a programação, no sábado dia 11, realizamos nosso coletivo estadual, a fim de concluirmos nosso planejamento para o convênio do ano de 2013 e projetarmos 2014.  Dia 12 dedicamos o dia para visitar algumas bases. Nesta programação destacamos a presença de Vera Lourido Barreto, nossa acompanhante da RECID Norte representando o talher Nacional. 




participou do 7º encontro de Gestão  Compartilhada que aconteceu nos dias 15 a 17 de maio de 2013.  O mesmo teve como objetivo detalhar a operacionalização do novo convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, seus mecanismos e instrumentos de funcionamento. A previsão deste convênio começou  a partir da contratação de 185 educadores populares, nos 26 estados e no DF, de atividades de educação em direitos humanos e educação popular com base nos referenciais da Educação Popular. A meta será  promover, no prazo de dois anos, pelo menos cinco mil oficinas e 270 encontros envolvendo mais de 100 mil pessoas. Participaram educadores populares de todos os estados, membros da comissão nacional e coordenadores da Rede e representantes das organizações que farão a gestão, nos estados, a partir do atual  contrato com o Centro de Assessoria Multiprofissional (Camp) entidade que fará a gestão nacional do convênio. 




Geese Freitas (Branco), Lucineide Reina e Gecinéia de Lima e Sara Braga, participaram da Conferência Intermunicipal de Educação, que aconteceu no Anfiteatro da Universidade Federal do Acre, nos dias 21 e 22 de maio, esta conferência serve como parâmetro para a Conferência Estadual de Educação, que acontecerá no mês de agosto. Houve participação da população e de gestores públicos.


Geese Freitas (Branco) participou das 5ª Conferência Municipal das Cidades realizada de  23 a 24 de maio  em Rio Branco. O evento promovido em todo o Brasil tem como principal objetivo  trazer a tona os problemas estruturais enfrentados pela comunidade e discutir soluções para contribuir com o desenvolvimento urbano.


 Nos dia 21 a 25 de maio de 2013, Maseias participou de uma programação da Biblioteca da Flores/FEM   Realizado no  Seringal Cachoeira, município Xapuri –Acre, cujo o nome é Imersão de Filosofia, que agora chega em sua VI atividade.
Imersão é uma atividade da Sociedade de Filosofia em parceria com a Biblioteca da Floresta e apoio do governo estadual que permite aos participantes uma extensa programação de debates filosóficos. O grupo temático é aberto ao público e qualquer pessoa pode participar das reuniões esporadicamente ou com frequência. Em média, cerca de 50 pessoas, de diversas idades, participam de cada encontro. Desde pessoas de nove anos, até senhores idosos nas reuniões.
Destacamos aqui uma fala da participação de Maseias neste encontro que diz: “Foi um momento de vivência que o meio acadêmico não proporciona. Momento de nos tornar seres humanos melhores e vermos que somos tão pequenos diante da mãe terra. A turma de astronomia que proporcionou aos participantes olhar um pouco os astros planetários, o clube de radio amador que proporcionou falar com outros locais.
Fica aqui uma pessoa que voltou um ser humanos melhor depois dessa experiência única na vida.”   Maseias Reis




Por  Gecinéia de Lima (pela Equipe de Comunicação da Recid-Acre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui sua opinião.....