terça-feira, 26 de outubro de 2010

Encontro em Manaus

Educadores da Rede de Educação Cidadã do Amazonas, Roraima e Acre participaram de um encontro em Manaus, em a foco Educação Popular Dialogando com o fazer pedagógico.

Na busca de vivência a política de formação, qualificando o fazer pedagógico, educadores populares do Amazonas, Roraima e Acre, reúnem-se em Manaus, no período de 09 a 11 de outubro no Instituto de Permacultura da Amazônia, bairro Zumbi II - Zona Leste de Manaus para aprofundarem a temática : história, concepção e método de Educação Popular sobre assessoria de Conceição Paludo - Universidade Federal de Pelotas.

O encontro contou com a presença de 45 educadores dos coletivos estaduais que durante 3 dias buscaram vivencia a educação popular a partir da história e do cotidiano de cada educador(a). Os momentos em grupos foram ricos e contribuíram para enriquecer as reflexões, fazer trocas de experiências e perceber onde de fato precisamos avançar. :Um momento significativo para olharmos para história de cada educador(a).

Destacamos que momentos como este, onde os estados estão juntos, são importantes para que a Rede de Educação Cidadã se fortaleça na região, percebendo os fios que nos unem na rede, quais são os maiores desafios para se fazer educação popular na Amazônia. Ao Buscarmos afirmar o que nos une e clarear as dúvidas a respeito da história e da concepção da educação popular. Perguntas como: com quem fazemos educação popular no Amazonas, Acre e Roraima e para quê, foram importantes para esse momento, onde paramos para olhar para os processos que se construiu até aque. Neste sentindo, não ficam de fora reflexões sobre o que estamos pensando quando falamos de educação popular como política publica como a RECID, pensa sua continuidade sem apoio de governo. Os projetos em disputa nas eleições 2010, também merecem destaque no encontro, afinal não podemos igonora a conjuntura política onde estamos mergulhados.

Conceição para aborda a história e concepção de educação popular, trabalhou a linha do tempo, a partir de 1930, olhando para o processo que o país viveu, seus avanços e recuo. Os projetos que sempre foram disputado e em nome de quê e para quê. Em que momento se dá a concepação de educação que defedemos, para educação popular, qual a sua função política e pedagógica.

Ficou claro que um dos desafios a serem enfrentados no cotidiano dos educadores(as) populares, perpassa pela concepção, pela metodologia, onde a intencionalidade política de cada ação desenvolvida pela Recid precisa ser pautada, reforçada cotidianamente se queremos romper com o modelo de sociedade que o capitalismo defende. Para isso, faz-se urgente e necessário, avançar nas análises, nas reflexões, se de fato queremos construir um outro país, fazer com que as pessoas enfrentem o cotidiano e assim serem sujeitos da história para que o poder popular aconteça.


Conceição nos convidou a seguirmos engajados neste fazer pedagógico, mostrou-nos que podemos ser luz onde quer que estejamos, que é possível fazermos a diferença nos espaços onde atuamos, na Universidade, nos movimentos sociais, nas comunidades, nos grupos onde a Recid está, enfim, no meio do povo.


Voltamos às bases certos de que há muito a fazer e que a RECID têm muito a contribuir nas aldeias, nas periferias, nos bairros, nas comunidades, nos lugares mais distantes deste país e cada educador(a) deve assumir esse compromisso.


O encontro foi encerrado com uma mística coordenado pelos educadores de Roraima, que trouxeram a simbologia da defumação “Maruai”, um ritual indígena onde cada participante pôde benzer seu companheiro e assim purificar a pessoa para espantar os maus espíritos e seguir insistindo na luta, perseguindo a utopia. “Os sonhos são faróis, feito sóis que acedem a alma e brilham em cada um de nós...”


Outubro, 2010


Por Hudson Dionsio – RECID RR e Vera Lúcia L. Barreto –Talher Nacional – fotos de Rosiete Barros –RECID AM.


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