terça-feira, 28 de agosto de 2012

Oficina no KM 16- Assentamento Boa Esperança, Comunidade Santas Inês.


No dia 18 de Agosto de 2012, foi realizada uma atividade na Comunidade Santa Inês, com o tema “Conhecer as problemáticas da Comunidade Santa Inês.” E o objetivo de “Ter um momento para apresentar a Recid, conhecendo as problemáticas da comunidade, fazendo uma reflexão sobre as fragilidades que perpassam pela vida cotidiana destes, em busca de juntos/as encontrar alguns encaminhamentos.” Essa atividade contou com a participação de todos os moradores da comunidade. Contendo homens, crianças e mulheres. Sendo eles, claro, os mais interessados em lutarem por melhores condições para toda a comunidade. Em um certo momento da atividade, foi pedido pra que fechassem os olhos e que eles pudessem recordar tudo o que foi construído até agora.
A educadora Marice explicou com bastante detalhes sobre o trabalho da Recid, do que precisa ser feito nas comunidades, disse que temos a metodologia de trabalhar a partir a partir da verdadeira realidade em que todas as pessoas se encontram.
 Foi lembrado que na último reunião que aconteceu na comunidade São Francisco, da Dona Maria, esclarecemos que não podemos garantir tudo, nem prometer. A Recid é um projeto de educação popular que é baseado na metodologia de um pensador que contribuiu muito com a educação no país e esse pensador, foi Paulo Freire. Ressaltou que trabalhamos com recursos limitados e que não trabalhamos com o assistencialismo. Mas que sim, que nosso trabalho é fazer com que o povo saiba de seus direitos, que se cutuquem, se inquietem, se articulem e afins.

A atividade em si, foi bastante proveitosa. Os participantes agiram da maneira esperada. Indagaram várias questões, nos mostraram muitas dúvidas e de acordo com a possibilidade, fomos respondendo. E no final, Marice disse que nosso projeto tem prazo pra acabar, e que com isso, os recursos ficam limitados. Mas disse também que sempre quer manter contato com a comunidade e que a rede vai atrás de soluções para os problemas, todos juntos/as. 


Postado por: Sara Braga Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê aqui sua opinião.....