terça-feira, 3 de abril de 2012

SONHAR TAMBEM É PARTE DE UM PLANEJAMENTO

A Rede de Educação Cidadã Acre realizou nos dias 30, 31 de março e 01 de Abril de 2012 o seu Encontro de Planejamento em Rio Branco com o tema: Planejar as ações da RECID/ACRE na perspectiva da construção coletiva e participativa. E tinha como objetivo geral Planejar as ações da Rede, olhando pra os desafios e limites, em diálogo com os desdobramentos do 11º. Encontro Nacional e a conjuntura estadual na perspectiva da construção do poder popular.

O primeiro dia sempre marcante pela bela mística de abertura e a acolhida por parte dos educadores/as que sempre buscam transmitir paz, amor, alegria, força, compromisso, harmonia e os valores que cada um traz em sua essência. Após esse momento de acolhida passamos para os informes sobre os desdobramentos do 11º Encontro Nacional onde os educadores/as que foram representando o Acre nos trouxeram os elementos que foram destaque e os informes em geral sobre os assuntos tratados.

Os trabalhos de grupos marcaram o segundo dia os estudos acerca do que entendemos por eixos estratégicos e bandeiras de lutas e um debate acerca dos grupos e organismos envolvidos com a rede. Qual o papel de cada um? Por que está na rede? Qual a contribuição desses grupos para o fortalecimento do poder popular? Novas parcerias. E a tarde entramos na parte fundamental deste encontro que era o planejamento sobre o decorrer das atividades que a rede desenvolvera nesse aditivo de abril a novembro de 2012. A noite cultural foi marcada por brincadeiras, músicas e boa comida, os educadores/as demonstraram que a rede é uma grande diversidade de gênero, cultura, crenças e opiniões mais que sabem entender e respeitar essa diversidade característica de cada um/a que compõe essa rede.

O último dia foi de consolidação do planejamento e da formação do calendário de atividades da Recid no estado durante esse período que vai de abril até novembro de 2012, e para encerrar as atividades passamos aos informes e enceramos com um belo almoço e um merecido descanso a cada um/a que ajudou a construir esse encontro.

Todo projeto educativo tem que ser um projeto de humanização. Isto implica reconhecer a desumanização, ainda que seja uma dolorosa constatação. Juntar os cacos de humanidade de tantos milhões de brasileiros/as triturados/as pela injustiça, fome, provocados pela brutalidade do capitalismo. Buscar a viabilização da sua humanização no contexto real, concreto, do Brasil. Este é um desafio pedagógico do projeto popular: RECUPERAR A HUMANIDADE ROUBADA DO POVO.

Miguel Arroyo

Um comentário:

  1. este encontro foi maravilhoso. os encaminhamentos o resultado final e a nova cara da noite cultural. é um privilégio fazer parte dessa grande família, com seus problemas, suas diferenças e igualdade.

    ResponderExcluir

Dê aqui sua opinião.....